Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional.

RELEVÂNCIA E IMPACTO REGIONAL
Uma das perspectivas sobre a importância de profissionais qualificados nas áreas do curso (GESTÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL) é que a implantação de estudos tanto na área educacional, de gestão  ou de desenvolvimento regional, em projetos de interesse social, mesmo aqueles na área ambiental, por exemplo, e os contatos diretos com entidades comunitárias e governamentais serão não só mais constantes como também de melhor qualidade e eficiência.

O planejamento sustentável de toda a região acarretará mais pesquisas e ações comunitárias, visando estabelecer as condições de base para viabilizar, longo prazo, um processo endógeno de desenvolvimento social e econômico do litoral norte do Estado do Espírito Santo e sul da Bahia, orientado para a sustentabilidade social, econômica, ecológica e cultural, dentro de uma perspectiva de educação e tecnologia participativa das populações envolvidas, como por exemplo, a descoberta de reservas petrolíferas no litoral norte capixaba, em especial, aqui em São Mateus.

É necessária também, a orientação de políticas públicas que visam o manejo integrado para utilização do ecossistema de forma sustentável, que envolvem e promovem a educação participativa das populações.

Com isso, os profissionais formados pelo curso serão acolhidos pela sociedade participativa, pelo poder público e pela comunidade empresarial da região no sentido de nortear caminhos para uma melhor qualidade de vida para a população.

PÚBLICO-ALVO

É voltado para profissionais de organizações que vêem a área da Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional como base do crescimento sustentável e que buscam vantagens estratégicas a partir de sua capacidade de mobilizar conhecimento, experiência e competências tecnológicas para criar novos processos, serviços, gerar novos conhecimentos, contribuir com o desenvolvimento sustentável, contribuir no meio educacional, etc.

Com isso, o público alvo será:

  • Profissionais que atuam em posições chaves para o processo de inovação produtiva/educacional/ambiental na empresa, em especial nas áreas de P&D, Desenvolvimento de Produtos e Processos, Engenharia, Marketing, Manufatura, Logística, Educação, Serviços e Qualidade;
  • Gestores de instituições de pesquisa voltadas para a área de desenvolvimento sustentável;
  • Profissionais que atuam na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de desenvolvimento e ambientais
  • Profissionais da Educação voltados para o tema Ambiental;
  • Docentes de Instituição Pública ou Privada que se interessem pelo tema;
  • Profissionais da área de recursos humanos, interessados na área, etc

Em resumo, o público alvo é o profissional diplomado em cursos de graduação plena nas áreas de Educação, Administração, Direito, Engenharia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Matemática, Física, Química, Recursos Florestais, Enfermagem, Medicina, além de Tecnólogos em Mecânica, Civil, Elétrica, Saneamento, Química, Saúde Coletiva, Planejamento Urbano, entre outros.

O CARÁTER INTEREDISCIPLINAR DO CURSO
O caráter interdisciplinar do curso é aqui entendido como uma tarefa de aproximação, de construção e de crescimento contínuo através da integração das duas principais linhas de pesquisa do Programa, nos temas das pesquisas e na elaboração das dissertações pelos pós-graduandos.

Essa postura está em total conformidade com os preceitos mais atuais que definem a gestão da tecnologia, a educação e o meio ambiente como um processo coletivo resultante da interação entre o homem e sua busca constante pelo desenvolvimento e o ambiente no qual vive e depende. Com isso, a necessidade de conhecimentos teórico-metodológicos diversos é de vital importância, no sentido de não somente equacionar este campo, mas também enriquecer sua compreensão.

Para cumprir esse grande desafio, o envolvimento do conjunto dos docentes, das mais variadas áreas, juntamente com o Colegiado do programa torna-se fundamental no enfrentamento crítico e na busca de soluções pragmáticas para os conflitos que surgem em propostas dessa natureza. Dessa forma, a promoção de discussões entre Colegiado, docentes, alunos e, sempre que necessário especialistas é uma prática já adotada que busca saídas para os impasses conceituais e práticos da interdisciplinaridade pretendida.

Ao final, espera-se que o curso contribua, de forma significativa, para o surgimento de uma nova visão no exercício profissional dos especialistas das respectivas áreas que participarão do processo, o que estará em consonância com os esforços originários em várias regiões de todo o país, ao se prepararem para enfrentar o desafio de emergir como nação desenvolvida no atual milênio.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
Gerais:

  • Contribuir com o desenvolvimento sustentável da região a partir da expansão da base de conhecimentos científicos e tecnológicos relativos a área de gestão, educação e desenvolvimento local;
  • Ampliar a capacidade inovadora frente aos problemas de gestão/desenvolvimento sustentável dos profissionais que atuam na região para aumentar a competitividade bem como a qualidade das empresas do Estado e a sua inserção no mercado nacional;
  • Qualificar profissionais na área educacional e da área de gestão, para atuarem nas diversas áreas sociais e econômicas, principalmente na implementação de políticas públicas;
  • Apoiar ativamente o desenvolvimento sustentável regional através de linhas de pesquisa e projetos, juntamente com órgãos e empresas públicas ou privadas, gerando soluções a problemas socioambientais concernentes à região e seu desenvolvimento;
  • Promover o desenvolvimento cultural e tecnológico da região Norte do Espírito Santo.

Específicos:

  • Conferir ao profissional aperfeiçoamento qualificado no campo interdisciplinar da gestão social, educação e desenvolvimento local, identificando as necessidades e as demandas dos contextos econômico, social, cultural, ambiental e político e adotando adequados processos pedagógicos e de investigação.
  • Desenvolver uma cultura de promoção da saúde vinculada ao paradigma da sustentabilidade ambiental e ao uso responsável da tecnologia;
  • Desenvolver técnicas e estratégias que levem os mestrandos a se apropriarem dos instrumentos de construção do conhecimento e apliquem estes conhecimentos no cotidiano da realidade regional e nacional;
  • Vincular ensino, pesquisa e extensão priorizando a integração entre a Faculdade e a comunidade na otimização de projetos já implementados e da implantação de novos projetos de pesquisa de relevância na solução de problemas socioambientais locais e regionais;
  • Consolidar a interação entre a graduação e a pós-graduação mediante a participação dos estudantes (iniciação científica) nos projetos desenvolvidos no Programa de Mestrado;
PERFIL DO PROFISSIONAL EGRESSO
A partir dos objetivos gerais e específicos, o profissional terá uma visão abrangente e sólidos conhecimentos científicos e técnicos na área de interesse. Espera-se com isto, que o profissional egresso esteja capacitado para enfrentar os problemas de gestão de desenvolvimento ou sócio-educacionais-ambientais inerentes ao desenvolvimento local, seja capaz de implementar políticas públicas com enfoque socioambiental, assim como possua os conhecimentos necessários para assimilar as novas tecnologias que demanda o desenvolvimento sustentável. Almeja-se, ainda, uma participação ativa desse profissional na solução de problemas políticos, econômicos e sociais do país. Nesse sentido, o profissional egresso deverá ser capaz de:

  • Atuar como agente de mudança e gestor da modernização e de inovação tecnológica nas comunidades;
  • Compreender e analisar de forma crítica a atual crise sócio-educacional-ambiental no Brasil e no mundo;
  • Identificar área do setor produtivo, onde o desemprego estrutural ocorre, no sentido de transformar o conhecimento científico em atuações profissionais significativas para a sociedade;
  • Resolver problemas na área de Desenvolvimento Regional e sócio-educacional-ambiental de maneira sistemática;
  • Fundamentar solidamente a elaboração de propostas pedagógicas e de pesquisa, capazes de contribuir para a formação de cidadãos críticos/transformadores da crise sócio-educacional-ecológica vigente;
  • Analisar, a partir dos fundamentos adquiridos, a situação socioeducacional regional e reforçar o papel que cabe à Educação face a ela;
  • Ter sólida base científica e cultural na área de gestão de políticas públicas;
  • Demonstrar comportamento ético e respeito ao meio ambiente;
  • Aproveitar novas oportunidades propiciadas pela sociedade de serviços, bem como ampliar sua visão de mercado;
  • Liderar equipes, caracterizando a importância do trabalho individual e em equipe para resolver os problemas nas mais diversas áreas;
  • Identificar, dentro de sua área de conhecimento e atuação, os problemas relacionados com o desenvolvimento local, mapeando suas interdisciplinaridades, o seu papel e o impacto no Desenvolvimento Regional propor soluções;
  • Manter uma visão empreendedora, buscando a qualidade de vida das pessoas sem comprometer a dinâmica desenvolvimentista do setor industrial.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

Área de Concentração: GESTÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

  • Linha de Pesquisa I: DESENVOLVIMENTO REGIONAL e GESTÃO SOCIAL

Esta linha de pesquisa abarca elementos teóricos e práticos para profissionais que atuam na área produtiva, com o objetivo de aprender a interferir na cadeia produtiva, visando à redução dos custos de produção e a capacitação para o trabalho, a partir da utilização de tecnologias limpas, sustentáveis, do ponto de vista ambiental, social e econômico, o que possibilitará a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida.

  • Linha de Pesquisa II: EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Esta linha de pesquisa trabalha preferencialmente com profissionais da educação, que vislumbram, entre outros, a evolução da Educação como elemento essencial e imprescindível para o desenvolvimento sustentável. Nesta área estarão incluídas sublinhas de pesquisa, tais como: Educação Inclusiva, Educação Ambiental, Novas Tecnologias de Controle Ambiental, Educação com o fator para o Desenvolvimento, entre outras.

Assim, profissionais de diversas áreas, tais como: Arquitetos, Engenheiros, Tecnólogos, Profissionais da Educação (Pedagogos, Ciências Sociais, etc.), Administradores, Contadores, Advogados, entre outros, poderão se inscrever para o Mestrado, se tiverem interesse nessa linha de pesquisa.

VAGAS
O curso contempla um número de 25 vagas anuais.
ESTRUTURA CURRICULAR
O curso é composto por 05 disciplinas obrigatórias, 15 disciplinas optativas, a Dissertação de Mestrado (disciplina final) e a possibilidade de integralizar um estudo independente. Para a integralização do Curso o aluno deve cumprir uma carga horária de 180 horas-aula em disciplinas obrigatórias e um mínimo de 180 horas-aula referentes a disciplinas optativas (o que equivale a no mínimo 4 disciplinas de 45 horas-aula). Além disso, o aluno deve ainda redigir e defender sua Dissertação de Mestrado, o que equivale a cumprir 450 horas-aula, totalizando, assim, 810 horas-aula na estrutura curricular vigente.
As 05 (cinco) disciplinas obrigatórias do currículo do curso são oferecidas para as 02 (duas) linhas de pesquisa. As disciplinas optativas, para cada linha de pesquisa, serão alvo de acordo entre o orientador e orientado, dentro das 15 (quinze) disciplinas elencadas na grade curricular e acordadas pelo Colegiado do Curso.

A estrutura curricular, apresentada abaixo, mostra as disciplinas do curso, com informações de carga horária.
A integralização dos 24 (vinte e quatro) créditos obrigatórios do currículo do curso de Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional será feita da seguinte forma:

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

CARGA HORÁRIA

Metodologia Científica I

30 h/a

Metodologia Científica II

15 h/a

Desenvolvimento Regional e q Gestão Social

45 h/a

Política, Governo, Sociedade e Educação

45 h/a

Estatistica Aplicada

45 h/a

DISCIPLINAS OPTATIVAS – TOTAL 180 h/a

DISCIPLINAS OPTATIVAS

CARGA HORÁRIA

GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

45 h/a

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

45 h/a

CONTEXTO EMPRESARIAL BRASILEIRO

45 h/a

EDUCAÇÃO E INCLUSÃO NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

45 h/a

EMPREENDEDORISMO

45 h/a

POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO

45 h/a

GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

45 h/a

ASSOCIATIVISMO, COOPERATIVISMO E GERAÇÃO DE RENDA

45 h/a

ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE

45 h/a

GESTÃO DA SAÚDE OCUPACIONAL COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO

45 h/a

PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL: AVALIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO

45 h/a

ECONOMIA E GESTÃO AMBIENTAL

45 h/a

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

45 h/a

TÓPICOS ESPECIAIS

45 h/a

DISCIPLINA OBRIGATÓRIA FINAL – TOTAL 450 h/a

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

450 h/a

EMENTA DAS DISCIPLINAS
As ementas das disciplinas podem ser visualizadas clicando aqui 
HORÁRIO DAS AULAS
As aulas serão realizadas quinzenalmente, aos sábados, das 08h:00 min às 18h:00 min, com intervalo de uma (01) hora para almoço ao meio dia.
APROVADO PELA CAPES

O Programa de Pós Graduação stricto sensu da Faculdade Vale do Cricaré – Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação foi recomendado pela CAPES/MEC, na 161ª reunião do Conselho Técnico-Científico (CTC) nos dias 07 a 11 de dezembro de 2015.

Aprovação da Capes – acesse aqui

SOBRE O MESTRADO PROFISSIONAL

A Portaria CAPES n° 080 de 16 de dezembro de 1998 define o Mestrado Profissional “como o curso que tem o objetivo de formar profissionais aptos a elaborar novas técnicas e processos, com desempenho diferenciado dos egressos dos cursos acadêmicos.

Esses cursos devem estar voltados para aplicações, em um campo profissional definido, de conhecimento e métodos científicos atualizados.

Além disso, a Portaria destaca o caráter terminal do curso, para a obtenção da formação pretendida”

DIFERENÇAS ENTRE MESTRADO PROFISSIONAL E MESTRADO ACADÊMICO

Segundo o Conselho Nacional de Educação (Parecer CNE/CES 0079/2002), “Mestrado Profissional” é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico.

Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.

Este mesmo Parecer informa que “o Mestrado Profissional responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação”.

CORPO DOCENTE

O Corpo Docente do Curso de Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional da UNIVC é constituído de doutores e mestres, que serão responsáveis pelas disciplinas e orientação das dissertações. Esses professores têm atuações nas áreas de: Educação, Administração, Gestão da Qualidade, Inovação Tecnológica, Mudança Tecnológica, Planejamento Estratégico, Desenvolvimento Regional, Planejamento Ambiental, Gestão Social, Arquitetura e Urbanismo, Gestão de Empresas, Gestão Pública, Processos Construtivos, Administração de Recursos Renováveis, Poluição Ambiental, Engenharia Ambiental, Avaliação de Riscos Ambientais, Educação Ambiental, Planejamento Educacional, Planejamento Integrado, Ruído Industrial, Sistemas de Controle Industrial, Poluição Atmosférica, etc.

A formação acadêmica dos docentes é bastante diversificada, o que permitirá atuar nas duas linhas de pesquisa do Mestrado. Adicionalmente, o curso envolverá a colaboração eventual de conceituados pesquisadores de outras instituições.

A relação dos docentes permanentes ou colaboradores envolvidos nas atividades do curso é apresentada a seguir, em ordem alfabética:

  • Dra. ALICE MELO PESSOTTI
  • Dra. CAROLINA LOMANDO CANETE
  • Dra. DESIREE GONCALVES RAGGI
  • Dr. DOUGLAS CERQUEIRA GONCALVES
  • Dr. EDMAR REIS THIENGO
  • Dr. GUILHERME BICALHO NOGUEIRA
  • Dr. HELDER JOSE
  • Dra. ISABEL MATOS NUNES
  • Dr. JOCCITIEL DIAS DA SILVA
  • Dr. JOSE GERALDO FERREIRA DA SILVA
  • Me. JOSE ROBERTO GONCALVES DE ABREU
  • Dra. LILIAN PITTOL FIRME
  • Me. LUANA FRIGULHA GUISSO
  • Dra. LUCIANA BARBOSA FIRMES
  • Dra. LUCIANA TELES MOURA
  • Dr. MARCUS ANTONIUS DA COSTA NUNES
  • Dr. MAXSUEL MARCOS ROCHA PEREIRA
  • Dra. NARA CUMAN MOTTA
  • Dra. SONIA MARIA DA COSTA BARRETO
  • Me. WALECE NEGRIS PEREIRA

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MAIS INFORMAÇÕES
COORDENAÇÃO
Prof. Dr. Marcus Antonius da Costa Nunes – Coordenador
marcaonunes@hotmail.com
mnunivc@gmail.com

Profa. Me. Luana Frigulha Guisso – Coordenadora Adjunta
munivc@gmail.com

SECRETARIA
Sra. Luzinete Duarte – secretária
duarteluzinete@hotmail.com

Atendimento: Segunda à sexta, das 08h00min às 20h00min
Sábado, das 08h00min às 18h00min