Educação Física.

O Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Vale do Cricaré, em sintonia com a tendência global, buscará um produtivo equilíbrio entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Mais do que sustentar o ensino superior, a articulação essa tríade constitui-se em elemento essencial à formação profissional do profissional do novo milênio, que deverá estar suficientemente preparado do ponto de vista técnico-pedagógico para intervir no contexto histórico-social solucionando ou minimizando contradições, problemas e conflitos sociais, sob a luz da ética. Para isso deve ir além do exercício técnico de sua profissão transcendendo o papel de professor de Professor de Educação Física.
No contexto sócio-político nacional e mundial o profissional deverá ter uma visão global e pluralista, advinda de uma formação multidisciplinar das competências: Técnica, Humana e Política em torno das funções da profissão de Professor de Educação Física.
Assim, dever-se-á a um conjunto de habilidades:

  • Postar-se adaptado ao título de professor inerente à sua formação profissional;
  • Dotar-se de compromisso sócio-político, buscando sempre as respostas, dentro dos limiares de sua atuação profissional, para os anseios mais emergentes da comunidade que o acolhe;
  • Utilizar-se e ampliar as possibilidades da interdisciplinaridade no contexto escolar;
  • Constituir-se em um profissional globalizado, compromissado com as causas sociais e acolhedor das causas educacionais que visem o bem comum;
  • Profissional ético, consciente de suas habilidades e possibilidades técnico-pedagógicas que sua formação lhe possibilita e dos limites de atuação que a legislação impõe.

Autorização do Curso

AUTORIZADO pela Portaria do MEC Nº 279 de 19/12/2012, PUBLICADA no DOU de 28/12/2012.

Título: Licenciado em Educação Física

Área de conhecimento: Ciências Sociais

Duração: 3,5 anos – 7 semestres

Vagas: 100 anuais

Carga horária: 3460 horas

Período: Matutino e Noturno

Estrutura Curricular

Baixar a estrutura curricular do curso.

 Valor da mensalidade

R$ 953,77

Consulte alternativas de Convênios e FINED.

Dados do Coordenador

José Roberto Gonçalves de Abreu

Possui Graduação (1996), Especialização(1999) e Mestrado(2009), em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. É Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Especialização em Treinamento Desportivo – UFES, Especialização em Fisioterapia Hospitalar, pneumo-funcional (UNESC 2008), Especialização em Atenção Primária à Saúde – APS – SESA (2010). Licenciado em Pedagogia, foi Coordenador do Curso de Pedagogia e professor da Faculdade Vale do Cricaré, entre janeiro de 2010 e julho de 2012, até assumir a Coordenação do Curso de Educação Física. Atua como Professor de Metodologia da Pesquisa Científica nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Turismo. É Professor da Coordenadoria de Formação Geral do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES, campus São Mateus, onde atua também como professor de Metodologia da Pesquisa do Curso de Engenharia Mecânica. É Professor da Plataforma Freire – PARFOR, atuando nos cursos de Graduação em Educação Física nos Campus de Teixeira de Freitas e Eunápolis da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Desenvolve Pesquisas no campo da Educação Inclusiva, Inclusão do Idoso e sobretudo na Cultura Popular, sendo pesquisador do Centro de Estudos da Sociologia das Práticas Corporais e Estudos Olímpicos – CESPCEO-UFES, grupo de pesquisas (CNPQ).

 

Multimídia

Assista o comercial do curso de Educação Física da FVC.