Fisioterapia.

Edital Fisioterapia PROSEL 2018/1

O Curso de Bacharelado em Fisioterapia da Faculdade Vale do Cricaré busca formar Fisioterapeutas, desenvolvendo as competências gerais e específicas estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, oportunizando uma formação generalista, tornando o egresso apto a interagir em equipes multiprofissionais, em ações Inter setoriais, exercendo as competências necessárias ao campo das práticas e das políticas de saúde de forma resolutiva. Para tal, será necessário, entre outras ações:

  • Garantir a formação de um profissional Fisioterapeuta sensibilizado pelos princípios do SUS, capaz de intervir nas condições de saúde da população, tanto em caráter individual quanto coletivo, avaliando, diagnosticando, desenvolvendo, prevenindo, educando, tratando e recuperando funções e/ou disfunções.
  • Estimular comportamentos éticos e políticos, tornando o estudante consciente de seus direitos e deveres diante da sociedade, ciente da importância de seu papel na promoção da saúde e na preservação do ecossistema, formando cidadãos éticos, profissionalmente competentes, criativos e solidários.
  • Incentivar a pesquisa e a produção científica, fruto das vivências nos projetos de extensão e/ou campos de estágios, desta forma contribuindo para a transformação da realidade social, por meio da geração de novos conhecimentos e da análise crítica da realidade.
  • Favorecer a análise crítica da história da profissão, a sua correlação com a história da saúde no país e no mundo, instigando, desta forma, a consciência de que em cada época, diferentes sujeitos participam do processo de construção histórica de uma profissão, e porque não dizer, de uma nação.

Pensando numa perspectiva regionalista e, com ênfase nos fundamentos humanísticos e éticos, a Faculdade Vale do Cricaré delineou o perfil profissional do egresso do Curso de Fisioterapia, por meio de uma formação que tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos ao fazer fisioterapêutico, desenvolvendo as competências e habilidades necessárias à prática resolutiva e humanizada. O profissional Fisioterapeuta tem como objeto de estudo,

[…] o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos e sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos

pertinentes a cada situação” (BRASIL 2002, p.1).

Assim, fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos das ciências biológicas e da saúde, das ciências sociais e humanas, dos conhecimentos fisioterapêuticos e biotecnológicos de maneira integrada.

Autorização do Curso

AUTORIZADO pela Portaria do MEC Nº PORTARIA Nº 1.019, DE 27 DE SETEMBRO DE 2017

Título: Bacharel em Fisioterapia ou Fisioterapeuta

Área de conhecimento: Ciências da Saúde – Área 21 – CNPQ

Duração: 5 anos – 10 semestres

Vagas: 100 (cem) alunos anualmente,

Carga horária: 4430horas

Período: diurno (atividades complementares, práticas assistivas e estágio) e noturno 16h00 às 22h00 (atividades de sala de aula e Laboratórios).

Estrutura Curricular

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 Valor da mensalidade

R$ 1.250,00

Consulte alternativas de Convênios e FINED.

Dados do Coordenador

José Roberto Gonçalves de Abreu

Possui Graduação(1996), Especialização(1999) e Mestrado(2009), em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. É Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Especialização em Treinamento Desportivo – UFES, Especialização em Fisioterapia Hospitalar, pneumo-funcional (UNESC 2008), Especialização em Atenção Primária à Saúde – APS – SESA (2010). Fisioterapeuta do Hospital Meridional de São Mateus. Licenciado em Pedagogia, foi Coordenador do Curso de Pedagogia, até assumir a Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Física no ano de 2012. Foi Subsecretário Municipal de Saúde e Secretário Municipal de Educação de São Mateus na gestão 2013 a 2016. Integra o Corpo Docente do Mestrado Profissional em Educação, Gestão Social e Desenvolvimento Regional da Faculdade Vale do Cricaré. É Professor da Coordenadoria de Formação Geral do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES, campus São Mateus. Foi Professor da Plataforma Freire – PARFOR, atuando nos cursos de Graduação em Educação Física nos Campus de Teixeira de Freitas e Eunápolis da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Desenvolve Pesquisas no campo da Educação Inclusiva, Inclusão do Idoso e sobretudo na Cultura Popular, Educação Básica e Ensino Técnico, sendo pesquisador do Laboratório PROTEORIA – do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, da qual é aluno do Doutorado.