História.

O curso de Licenciatura em História da Faculdade Vale do Cricaré – terá suas ações norteadas pelos seguintes objetivos:

  • Promover ações diferenciadas de ensino, pesquisa e extensão contribuindo para a formação de recursos humanos, fundamentados em valores éticos e de cidadania, vivenciando-se uma renovada visão de mundo e de ativo espírito crítico reflexivo sobre o homem e a realidade regional.
  • Formar, segundo as teorias, conceitos, métodos e técnicas contemporâneos, professores de história aptos para exercer funções de magistério na Educação Básica – na Educação Inclusiva, Educação Especial, de Jovens e Adultos, Educação e Movimentos e ONG’s – na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
  • Formar professores capazes de participar de maneira efetiva do processo de organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:
  1. Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor de Educação;
  2. Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;
  3. Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares;
  4. Contribuir para o desenvolvimento da Educação, através do estudo da pesquisa, e da aplicação dos conhecimentos produzidos no curso;
  5. Contribuir para o avanço do processo de desenvolvimento econômico, político, social e cultural da região que constitui a área de abrangência da Faculdade Vale do Cricaré
O egresso do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Vale do Cricaré deverá ser um profissional que, em função de sua qualificação, seja capaz de:

  • Exercer a docência na Educação Básica, nos ensinos Fundamental e Médio, seja ele público ou privado.
  • Seguir a formação superior em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu em História ou áreas afins, de modo a habilitar-se para a docência no Ensino Superior.
  • Exercer atividades educativas em espaços não-escolares (como museus, associações, centros culturais e outros espaços públicos e privados que contemplem o saber histórico e seu ensino em suas atividades), bem como exercer a pesquisa em órgãos governamentais ou instituições privadas que necessitem de um profissional para esta área, ou cujos propósitos correlacionem-se com este saber
  • Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  • Compreender, cuidar e educar alunos da educação básica de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças de Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidades de escolarização própria;
  • Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
  • Ensinar História de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didáticopedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambientalecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
  • Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  • Participar da gestão das instituições planejando, executando acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  • Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
  • Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes;
  • Promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura dos remanescentes de quilombos ou etnias e culturas específicas;
  • Atuar como agente intercultural, com vistas à valorização e o estudo de temas relacionados à remanescentes de quilombos ou etnias e culturas específicas.

 

Autorização e Reconhecimento do Curso

Portaria do MEC Nº 805, DE 28 DE JULHO DE 2017, Publicada no DOU de 31 de julho de 2017.

Título: Licenciatura
Área de conhecimento: Educação
Duração: 4 anos
Vagas: 100
Carga horária: 3.310 horas
Período: Noturno

Estrutura Curricular

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 Valor da mensalidade

R$ 887,99

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Dados do Coordenador

José Luiz Viana Nery
Possui Licenciatura em História (1984) com Especialização em História do Brasil (1997) e mestrado em CIENCIAS DE LA EDUCACION SUPERIOR – Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos reconhecido pela UFMG na modalidade MESTRE EM EDUCAÇÃO (2013). Licenciatura em Pedagogia (2013). Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de São Mateus- ES e do Instituto Vale do Cricaré/Faculdade Vale do Cricaré, onde também coordena o curso de Pedagogia.

 


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