Pedagogia. Licenciatura

Promover ações diferenciadas de ensino, pesquisa e extensão contribuindo para a formação de recursos humanos, fundamentados em valores éticos e de cidadania, vivenciando-se uma renovada visão de mundo e de ativo espírito crítico reflexivo sobre o homem e a realidade regional.

O curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Vale do Cricaré – terá suas ações norteadas pelos seguintes objetivos:

  • Formar, segundo as teorias, conceitos, métodos e técnicas contemporâneos, professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação Inclusiva: Educação Especial, de Jovens e Adultos, Educação e Movimentos e ONG’s, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
  • Formar professores capazes de participar de maneira efetiva do processo de organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:
  1. Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor de Educação;
  2. Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;
  3. Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.
  • Contribuir para o desenvolvimento da Educação, através do estudo da pesquisa, e da aplicação dos conhecimentos produzidos no curso;
  • Contribuir para o avanço do processo de desenvolvimento econômico, político, social e cultural da região que constitui a área de abrangência da Faculdade Vale do Cricaré
O egresso do Curso Pedagogia da Faculdade Vale do Cricaré deverá ser um profissional que, em função de sua qualificação, seja capaz de:

  • Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  • Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças de Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidades de escolarização própria;
  • Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
  • Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didáticopedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambientalecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
  • Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  • Participar da gestão das instituições planejando, executando acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  • Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
  • Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes;
  • Promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura dos remanescentes de quilombos ou etnias e culturas específicas;
  • Atuar como agente intercultural, com vistas à valorização e o estudo de temas relacionados à remanescentes de quilombos ou etnias e culturas específicas.

 

Autorização e Reconhecimento do Curso

Reconhecido pela Portaria do MEC Nº 224 de 07/04/2014, Publicada no DOU de 08/04/2014.

Título: Licenciatura
Área de conhecimento: Educação
Duração: 3 anos
Vagas: 100
Carga horária: 3.100 horas
Período: Matutino / Noturno

Estrutura Curricular

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Estrutura Curricular Pedagogia Ingressantes 2017/2

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 Valor da mensalidade

R$ 887,99

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Atividades do Curso de Pedagogia

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Dados do Coordenador

José Luiz Viana Nery
Possui Licenciatura em História (1984) com Especialização em História do Brasil (1997) e mestrado em CIENCIAS DE LA EDUCACION SUPERIOR – Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos reconhecido pela UFMG na modalidade MESTRE EM EDUCAÇÃO (2013). Licenciatura em Pedagogia (2013). Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de São Mateus- ES e do Instituto Vale do Cricaré/Faculdade Vale do Cricaré, onde também coordena o curso de Pedagogia.