Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação.

APRESENTAÇÃO

Localizado no Norte do Estado do Espírito Santo, a 219 Km de Vitória, São Mateus é uma das mais prósperas cidades do interior do Espírito Santo. Em 2010, possuía uma população de aproximadamente 109.067 pessoas e hoje, com 128.449 (2017), tornou-se a 7ª maior em população no Espírito Santo.

Economicamente, a cidade tem um amplo comércio e a tradição do petróleo, pois na cidade fica uma das principais bases da Petrobrás, além da produção de artes. São diversas indústrias de extração e petróleo e empresas que terceirizam serviços as grandes indústrias, tanto no Espírito Santo, caso da Petrobrás, como na Bahia, caso da Suzano Celulose e Bahia Sul, que distribuem sua produção no Brasil e no Exterior com forte peso na balança de exportações do Estado do Espírito Santo. A indústria automobilística também está instalada em São Mateus, através da Volare, fabricante de micro-ônibus, além de indústrias do ramo de louças em que a Oxford se destaca. Também é considerada a maior produtora de mais coco em todo território nacional.

A região onde São Mateus está inserida compreende diretamente os municípios do Norte do Espírito Santo e Sul da Bahia, somando o total de 20 municípios com um total de cerca de 600 mil habitantes, segundo o censo IBGE/2010, sendo que na região, a indústria da celulose também é muito forte. As cidades próximas situam-se entre 30 a 60 km de distância.

A característica principal da economia de São Mateus é a diversificação das atividades aqui praticadas. A agricultura é forte, com destaque para a produção de café, coco, mamão, pimenta do reino e outras culturas que juntas, ocupam cerca de 7% da área total do município e também a uma boa pecuária, já que possui cerca de 34% de sua área de pastagens.

A Faculdade Vale do Cricaré, mantida pelo Instituto Vale do Cricaré, foi criada em março de 1997, atendendo as necessidades reais da comunidade regional e ao progresso cultural do Estado e do País, e disponibiliza à população do norte do Espírito Santo e sul da Bahia os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia, Educação Física, Engenharia de Produção Engenharia Ambiental e Sanitária, engenharia Mecânica, Enfermagem, Fisioterapia, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social e Análise de Sistemas, além de cursos de especialização nas áreas de Educação, Gestão, Negócios, Saúde e Direito.

A Faculdade Vale do Cricaré objetiva a formação de uma comunidade acadêmica capaz de gerar conhecimentos científicos e tecnológicos que permitam à sociedade como um todo, participar de forma eficiente dos recursos disponíveis. Tem também como compromisso, buscar em novo paradigma de ensino, pesquisa e extensão que exige cidadania responsável no enfrentamento dos desafios da nova sociedade global e pluralizada.

HISTÓRICO

A aprovação do curso se deu na 161ª reunião do Conselho Técnico – Científico (CTC), nos dias 07 a 11 de dezembro de 2015, quando recebeu Conceito 3. O Reconhecimento do curso se deu através da Portaria MEC nº 256 de 15/02/2017, publicada no D.O.U. em 16/02/2017.

O código do Programa na CAPES é o 30015014002P5, estando lotado na área de avaliação INTERDISCIPLINAR, e na Área Básica SOCIAIS E HUMANIDADES, código 90192000.

MISSÃO

O Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação utiliza a tecnologia hoje acumulada das ciências na área de tecnologia e na área da educação sob o mesmo signo da inovação, da mudança, tanto no comportamental (plano humano) como inter-relacional (plano tecnológico). Os egressos sairão com competências e habilidades para introduzir e gerir, tanto no enfoque técnico, humanístico e ético, mudanças científicas e tecnológicas e também ambientais no meio produtivo em que trabalham.

RELEVÂNCIA E IMPACTO REGIONAL

Uma das perspectivas sobre a importância de profissionais qualificados nas áreas do curso (Ciência, Tecnologia e Educação) é que a implantação de estudos tanto na área educacional, de ciência ou de tecnologia, em projetos de interesse social, mesmo aqueles na área ambiental, por exemplo, e os contatos diretos com entidades comunitárias e governamentais serão não só mais constantes como também de melhor qualidade e eficiência.

O planejamento sustentável de toda a região acarretará mais pesquisas e ações comunitárias, visando estabelecer as condições de base para viabilizar, longo prazo, um processo endógeno de desenvolvimento econômico, tecnológico, educacional e social no litoral norte do Estado do Espírito Santo, nordeste de Minas Gerais e sul da Bahia, orientado para a sustentabilidade social, econômica, ecológica e cultural, dentro de uma perspectiva de educação e tecnologia participativa das populações envolvidas.

É necessária também, a orientação de políticas públicas que visam o manejo integrado para utilização do ecossistema de forma sustentável, que envolvem e promovem a educação participativa das populações.

Com isso, os profissionais formados pelo curso serão acolhidos pela sociedade participativa, pelo poder público e pela comunidade empresarial da região no sentido de nortear caminhos para uma melhor qualidade de vida para a população.

PÚBLICO-ALVO

O público alvo é o profissional diplomado em cursos de graduação plena nas áreas de Engenharia, Saúde, Administração, Ciências Contáveis, Direito, Educação, Ciência da Computação, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Matemática, Física, Química, Farmácia, Recursos Florestais, além de Tecnólogos em Mecânica, Civil, Elétrica, Saneamento, Química, Saúde Coletiva, Planejamento Urbano, entre outros.

O CARÁTER INTEREDISCIPLINAR DO CURSO

O caráter interdisciplinar da presente proposta é aqui entendido como uma tarefa de aproximação, de construção e de crescimento contínuo através da integração das três principais linhas de pesquisa do Programa, nos temas das pesquisas e na elaboração das dissertações pelos pós-graduandos.

Essa postura está em total conformidade com os preceitos mais atuais que definem a ciência e a tecnologia, a educação e o meio ambiente como um processo coletivo resultante da interação entre o homem e sua busca constante pelo desenvolvimento e o ambiente no qual vive e depende. Com isso, a necessidade de conhecimentos teórico-metodológicos diversos é de vital importância, no sentido de não somente equacionar este campo, mas também enriquecer sua compreensão.

Para cumprir esse grande desafio, o envolvimento do conjunto dos docentes, das mais variadas áreas, juntamente com o Colegiado do programa torna-se fundamental no enfrentamento crítico e na busca de soluções pragmáticas para os conflitos que surgem em propostas dessa natureza.

Dessa forma, a promoção de discussões entre colegiado, docentes, alunos e, sempre que necessário, especialistas é uma prática já adotada que busca saídas para os impasses conceituais e práticos da interdisciplinaridade pretendida. Por isso, uma autoavaliação (docentes e discentes) semestral do Curso torna-se não só necessária, mas imprescindível, para o êxito final do programa.

Ao final, espera-se que o curso contribua, de forma significativa, para o surgimento de uma nova visão no exercício profissional dos especialistas das respectivas áreas que participarão do processo, o que estará em consonância com os esforços originários em várias regiões de todo o país, ao se prepararem para enfrentar o desafio de emergir como nação desenvolvida no atual milênio

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
  • Contribuir com o desenvolvimento sustentável da região a partir da expansão da base de conhecimentos científicos e tecnológicos relativos a área de ciência, tecnologia e educação;
  • Ampliar a capacidade inovadora frente aos problemas dos profissionais que atuam na região para aumentar a competitividade bem como a qualidade das empresas do Estado e a sua inserção no mercado nacional;
  • Qualificar profissionais na área educacional e outras áreas, para atuarem nas diversas áreas sociais e econômicas, principalmente na implementação de políticas públicas;
  • Apoiar ativamente o desenvolvimento sustentável regional através de linhas de pesquisa e projetos, juntamente com órgãos e empresas públicas ou privadas, gerando soluções a problemas socioambientais concernentes à região e seu desenvolvimento;
  • Promover o desenvolvimento cultural e tecnológico da região Norte do Espírito Santo.
  • Conferir ao profissional aperfeiçoamento qualificado no campo interdisciplinar da ciência, tecnologia e educação;
  • Desenvolver técnicas e estratégias que levem os alunos a se apropriarem dos instrumentos de construção do conhecimento e apliquem estes conhecimentos no cotidiano da realidade regional e nacional;
  • Consolidar a interação entre a graduação e a pós-graduação mediante a participação dos estudantes (iniciação científica) nos projetos desenvolvidos no Programa de Mestrado.
PERFIL DO EGRESSO

A partir dos objetivos gerais e específicos, espera-se que o profissional egresso seja capaz de:

  • Atuar como agente de mudança e gestor da modernização e de inovação tecnológica nas comunidades;
  • Compreender e analisar de forma crítica a atual crise sócio-educacional-ambiental no Brasil e no mundo;
  • Identificar área do setor produtivo, onde o desemprego estrutural ocorre, no sentido de transformar o conhecimento científico em atuações profissionais significativas para a sociedade;
  • Resolver problemas na área de Ciência, Tecnologia e Educação de maneira sistemática;
  • Fundamentar solidamente a elaboração de propostas pedagógicas e de pesquisa, capazes de contribuir para a formação de cidadãos crítico transformadores da crise sócio-educacional-ecológica vigente;
  • Analisar, a partir dos fundamentos adquiridos, a situação socioeducacional regional e reforçar o papel que cabe à Educação face a ela;
  • Ter sólida base científica e cultural na área de gestão de políticas públicas;
  • Demonstrar comportamento ético e respeito ao meio ambiente;
  • Aproveitar novas oportunidades propiciadas pela sociedade de serviços, bem como ampliar sua visão de mercado;
  • Liderar equipes, caracterizando a importância do trabalho individual e em equipe para resolver os problemas nas mais diversas áreas;
  • Identificar, dentro de sua área de conhecimento e atuação, os problemas relacionados ao tema Inovação, mapeando suas interdisciplinaridades, o seu papel e o impacto no desenvolvimento regional e propor soluções;
  • Manter uma visão empreendedora, buscando a qualidade de vida das pessoas sem comprometer a dinâmica desenvolvimentista do setor industrial.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

A área de concentração do Programa é focada nas relações e implicações existentes entre a ciência, a tecnologia e a educação, através do conhecimento científico para os processos de inovação, modernização e desenvolvimento, valorizando técnicas e processos na esfera produtiva/construtiva sustentável, como também na esfera tecnológica/educacional.

L1 – A Educação e a Inovação – Esta linha de pesquisa é voltada para profissionais que vislumbram a área educacional como motivadora do desenvolvimento humano, tanto na área humana como na área tecnológica, com a utilização de elementos inovadores, com o objetivo de aperfeiçoar a área educacional em todas as suas nuances.

L2 – Ciência e Tecnologia – Esta linha de pesquisa é voltada para profissionais que vêem a área da Ciência e Tecnologia como base do crescimento sustentável e que buscam vantagens estratégicas a partir de sua capacidade de mobilizar conhecimento, experiência e competências tecnológicas para criar novos sistemas, processos, serviços, gerar novos conhecimentos, contribuir com o desenvolvimento sustentável, contribuir no meio educacional, etc.

PROJETOS DE PESQUISA
Projeto de Pesquisa Linha de Pesquisa
A avaliação, a construção e a reflexão da junção da ciência e da tecnologia no meio educacional: dos desafios às transformações A educação e a inovação
A educação inclusiva e geradora de desenvolvimento A educação e a inovação
A inovação como nova forma de aprendizado tecnológico A educação e a inovação
A tecnologia como instrumento gerador de desenvolvimento Ciência e tecnologia
Manejo adequado agricultura rentável Ciência e tecnologia
VAGAS
O curso contempla um número de 25 vagas anuais.
ESTRUTURA CURRICULAR

A graduação de um Mestre Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação com o perfil mencionado norteia o currículo do curso, composto por 04 disciplinas obrigatórias, 18 disciplinas optativas, a Dissertação de Mestrado (disciplina final) e a possibilidade de integralizar um estudo independente.

Para a integralização do Curso o aluno deve cumprir uma carga horária de 135 horas-aula em 04 (quatro) disciplinas obrigatórias e um mínimo de 225 horas-aula referentes a disciplinas optativas (o que equivale a no mínimo 5 disciplinas de 45 horas-aula). Além disso, o aluno deve ainda redigir e defender sua Dissertação de Mestrado, o que equivale a cumprir 450 horas-aula, totalizando, assim, 810 horas-aula na estrutura curricular vigente.

As 04 (quatro) disciplinas obrigatórias do currículo do curso são oferecidas para todas as linhas de pesquisa. As disciplinas optativas, para cada linha de pesquisa, serão alvo de acordo entre o orientador e orientado, dentro das 14 disciplinas elencadas na estrutura curricular e acordadas pelo Colegiado do Curso.

A integralização dos 24 (vinte e quatro) créditos obrigatórios do currículo do curso de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação será feita da seguinte forma:

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS – TOTAL 135 h/a

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CARGA HORÁRIA
Metodologia Científica I 30 h/a
Metodologia Científica II 15 h/a
Seminários em ciência, educação e inovação tecnológica 45 h/a
Ciência, tecnologia, educação e a sociedade 45 h/a

DISCIPLINAS OPTATIVAS – TOTAL 225 h/a

DISCIPLINAS OPTATIVAS CARGA HORÁRIA
Gestão da inovação tecnológica 45 h/a
Tecnologia e inovação 45 h/a
Dimensões socioculturais da tecnologia 45 h/a
Políticas públicas de desenvolvimento 45 h/a
Estudos sociais da ciência e da tecnologia 45 h/a
Ética na pesquisa científica em ciência e tecnologia 45 h/a
Educação e tecnologia ambiental 45 h/a
Ética, educação e sustentabilidade 45 h/a
Tecnologias sustentáveis 45 h/a
Novas tecnologias de produção e educação do trabalhador 45 h/a
Metodologia de projetos 45 h/a
Estatística aplicada 45 h/a
Estudos dirigidos 45 h/a
Tópicos especiais 45 h/a

DISCIPLINA OBRIGATÓRIA FINAL – TOTAL 450 h/a

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS FINAL CARGA HORÁRIA
Dissertação de Mestrado 450 h/a
EMENTA DAS DISCIPLINAS
As ementas das disciplinas podem ser visualizadas clicando aqui 
CORPO DOCENTE

O Colegiado do Curso de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação é constituído de doutores que serão os responsáveis pelas disciplinas e orientação das dissertações. Esses professores têm atuações nas áreas de: Educação, Administração, Inovação Tecnológica, Mudança Tecnológica Planejamento Estratégico, Planejamento Ambiental, Gestão Social, Gestão de Empresas, Gestão Pública, Processos Construtivos, Administração de Recursos Renováveis, Poluição Ambiental, Pesquisa em Saneamento Ambiental, Engenharia Ambiental, Avaliação de Riscos Ambientais, Planejamento, Educação Ambiental, Planejamento Educacional, Planejamento Integrado, Ruído Industrial, Sistemas de Computação, Manutenção Industrial, Sistemas de Controle Industrial, etc.

A formação acadêmica dos docentes é bastante diversificada, o que permitirá atuar nas duas linhas de pesquisa do Mestrado. Adicionalmente, o curso envolverá a colaboração eventual de conceituados pesquisadores de outras instituições.

A relação dos docentes permanentes ou colaboradores envolvidos nas atividades do curso é apresentada a seguir, em ordem alfabética:

  • Dra. ALICE MELO PESSOTTI
  • Dr. ANILTON SALLES GARCIA
  • Dra. DESIREE GONCALVES RAGGI
  • Dr. DOUGLAS CERQUEIRA GONÇALVES
  • Dr. EDMAR REIS THIENGO
  • Dr. GUILHERME BICALHO NOGUEIRA
  • Dr. HELDER JOSE
  • Dr. HUMBERTO RIBEIRO JUNIOR
  • Dra. ISABEL MATOS NUNES
  • Dr. JOCCITIEL DIAS DA SILVA
  • Dr. JOSE GERALDO FERREIRA DA SILVA
  • Dr. LILIAN PITTOL FIRME
  • Me. LUANA FRIGULHA GUISSO
  • Dra. LUCIANA BARBOSA FIRMES
  • Dra. LUCIANA TELES MOURA
  • Dr. MARCELO VIVACQUA
  • Dr. MARCUS ANTONIUS DA COSTA NUNES
  • Dr. PABLO ORNELAS ROSA
  • Dr. ROBSON LUIZ GAIOFATTO
  • Dra. SONIA MARIA DA COSTA BARRETO

CORPO DISCENTE

Lista dos alunos matriculados – Clique aqui

EGRESSOS / AS DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS

Egressos 2017 – clique aqui

O CALENDÁRIO

Calendário Turma 2 – clique aqui

Calendário Turma 3 – clique aqui

Calendário Turma 4 – clique aqui

A INFRAESTRUTURA

– Salas de aula com boas carteiras almofadadas, sistema multimídia e ar condicionado.
– A Biblioteca possui 2 amplos salões com mesas de estudo coletivo, 05 salas de estudo individual ou em grupo, computadores para pesquisa ligados à internet, sistema integrado de pesquisa de livros e periódicos, videoteca, sala para vídeo, com bibliotecário e atendentes das 8 às 18 hs, todos os dias da semana, inclusive nos sábados de aula. Possui o seguinte quantitativo de títulos e exemplares: 10.318 títulos e 39.189 exemplares.
– Rede internet wifi aberta aos alunos.
– Sistema de xerografia.
– Laboratórios de informática, com máquinas de última geração.
– Brinquedoteca.
– Laboratório do Centro de Educação Inclusiva.
– Núcleo de Práticas Jurídicas.
– Núcleo de Estágio
– Rádio Escola.
– Laboratório de Turismo
– Agência Experimental do curso de Comunicação Social.
– Laboratório de Anatomia.
– Laboratório de Semiologia.
– Laboratório de Física
– Laboratório de Microbiologia
– Laboratório de Química.
– Laboratório de Bioquímica.
– Laboratório de Metalografia e Tratamentos Térmicos.
– Laboratório de Conforto Ambiental
– Laboratório de Práticas Corporais.
– Auditório para cerca de 500 pessoas com ar condicionado, poltronas almofadadas e confortáveis, sistema de som, palco para apresentação de trabalhos e peças teatrais.
– 02 (dois) mini auditórios, destinados a reuniões com cerca de 150 pessoas cada.
– Cantina, além de lanches rápidos e café, serve também refeições nos dias de aula do programa, sendo ampla, confortável, limpa e organizada.
– Quadra de esporte.

BOLSA DE ESTUDO

A Faculdade Vale do Cricaré não possui sistema próprio de bolsas de estudo para alunos de seus programas de mestrado. Todavia sempre que alguma entidade de fomento publica edital oferecendo bolsas de mestrado, a IES envia sua documentação solicitando uma cota especifica de bolsas. Neste caso, após a confirmação de contemplação de cota de bolsas para seu programa, a Comissão de Bolsas avalia a concessão para os possíveis candidatos.

COMISSÃO E REGRAS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS

Portaria – clique aqui

Regras para concessão de bolsas – clique aqui

O MANUAL DO ALUNO
PROCEDIMENTOS E DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO DA DISSERTAÇÃO PARA DEFESA

PROCEDIMENTOS E DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO DA
DISSERTAÇÃO PARA DEFESA – Clique aqui

ANEXO 1
ANEXO 2
ANEXO 3
ANEXO 4
ANEXO 5
ANEXO 6
ANEXO 7
ANEXO 8
ANEXO 10

FORMATAÇÃO PARA AS ENCADERNAÇÕES DA DISSERTAÇÃO
APROVADO PELA CAPES

O Programa de Pós-graduação stricto sensu da Faculdade Vale do Cricaré – Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação foi recomendado pela CAPES/MEC, na 161ª reunião do Conselho Técnico-Científico (CTC) nos dias 07 a 11 de dezembro de 2015 e reconhecido através da Portaria CNE/MEC nº 256 de 15/02/2017, publicada no D.O.U. em 16/02/2017

Aprovação da Capes – acesse aqui

SOBRE O MESTRADO PROFISSIONAL

A Portaria CAPES n° 080 de 16 de dezembro de 1998 define o Mestrado Profissional “como o curso que tem o objetivo de formar profissionais aptos a elaborar novas técnicas e processos, com desempenho diferenciado dos egressos dos cursos acadêmicos.

Esses cursos devem estar voltados para aplicações, em um campo profissional definido, de conhecimento e métodos científicos atualizados.

Além disso, a Portaria destaca o caráter terminal do curso, para a obtenção da formação pretendida”

DIFERENÇAS ENTRE MESTRADO PROFISSIONAL E STRADO ACADÊMICO

Segundo o Conselho Nacional de Educação (Parecer CNE/CES 0079/2002), “Mestrado Profissional” é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico.

Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.

Este mesmo Parecer informa que “o Mestrado Profissional responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação”.

HORÁRIO DAS AULAS

As aulas serão realizadas quinzenalmente, aos sábados, das 08h:00 min às 18h:00 min, com intervalo de uma (01) hora para almoço ao meio dia.

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Marcus Antonius da Costa Nunes – Coordenador
mnunivc@gmail.com
Profa. Me. Luana Frigulha Guisso – Coordenadora Adjunta
munivc@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES

Sra. Luzinete Duarte – secretária
duarteluzinete@hotmail.com
Atendimento: Segunda à sexta, das 08h00min às 20h00min
Sábado, das 08h00min às 18h00min