• Revista Científica FOZ
    v. 1 n. 3 (2019)

    Mantendo nosso compromisso com a divulgação e produção acadêmica a Revista Científica Foz, do programa de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação e Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional da Faculdade Vale do Cricaré-FVC lança mais um número. Nesta edição extraordinária, demonstramos findar nossa fase de primeiras apresentações e aqui já exibimos ao leitor uma clara consolidação de nossa identidade: trata-se de um periódico científico interdisciplinar qualificado, construídos por mentes nacionais e internacionais, comprometido com a regionalidade capixaba e nacional sem, contudo, perder de vista o debate e produção acadêmica de fora do país.

  • Revista Científica FOZ
    v. 2 n. 1 (2019)

    Quando pensamos esse dossiê, algumas perguntas vieram, a primeira e mais marcante delas foi “quais as conexões entre os nortes do Brasil, considerados aqui enquanto múltiplos?”, a resposta para essa e todas as outras perguntas claramente não viria nesse dossiê, dependeria de projetos de pesquisa em longo prazo. Mas, então, por que pensar isso? Porque acreditamos no potencial da discussão e no desbravamento de territórios ainda pouco navegados. E, tendo como máxima, sempre, os dizeres de Renato Nalini Ribeiro “não há pior inimigo do conhecimento que a terra firme”, nos lançamos no Norte do Brasil.

  • Revista Científica FOZ
    v. 1 n. 2 (2018)

    A Revista FOZ em seu segundo número vem a expandir à produção do conhecimento construída há mais de duas décadas pela Faculdade Vale do Cricaré (FVC). Como o Rio Cricaré, o objetivo do conhecimento é perpassar os territórios, extrapolar fronteiras. É, portanto, com esse intuito que, alcançamos terras ainda mais distantes. Reformulamos o sítio eletrônico, incluímos todo o sistema no Open Journal System, todos os trabalhos passaram a ter resumo em espanhol e inglês, além do resumo em português e convidamos renomados nomes nacionais e internacionais para a composição do Conselho Editorial.

    O alcance da Revista e sua consolidação como referência na produção do conhecimento é comprovado pela recepção de artigos de professores doutores, assim como trabalhos em língua estrangeira e trabalhos de inúmeros estados. É com grande honra que iniciamos nosso segundo número com uma entrevista inédita, “De Mariana à Mariana”, e um Dossiê, também inédito, retratando os três anos do maior desastre socioambiental do Brasil. 

  • Revista Científica FOZ Revista Científica FOZ
    v. 1 n. 1 (2018)

    A Revista Científica Foz é uma iniciativa do programa de mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional da Faculdade Vale do Cricaré. Este é um periódico de cunho interdisciplinar, com periodicidade semestral e fluxo contínuo.

    O escopo da revista é a consolidação de uma produção científica no norte do Espírito Santo, valorizando a regionalidade e os regionalismos, assim como as especificidades e diversidades locais em termos de Brasil e do mundo.

    A revista aceita submissões de artigos originais, entrevista, resenhas e traduções de temática livre.

    O processo de avaliação inicia-se com a revisão prévia (desk review) realizado pelos editores, posteriormente os artigos são enviados para avaliação por pares, duplo cega, e, por fim, o artigo segue para edição, momento em que podem ser solicitadas novas revisões de estilo.

    Este primeiro número foi publicado no 1º semestre de 2018.