I Jornada da Educação FVC.

I Jornada da Educação FVC

Eventos

I JORNADA DA EDUCAÇÃO FVC 2017
O evento foi criado em 2015 pelo Colegiado do Curso de Pedagogia, com o nome Jornada de Pedagogia, com o objetivo de oportunizar à comunidade acadêmica do curso, um espaço de discussão e reflexão sobre temáticas atuais, que ensejassem novas políticas a serem implementadas no curso.
A partir de 2017, com o início do curso de Licenciatura em História, tem início uma parceria incluindo o curso de Licenciatura em Educação Física para a realização da Jornada, sendo esta incluída na agenda de Eventos da FVC. Com essa nova parceria, a Jornada se fortalece ainda mais, permitindo alcance a outros níveis e públicos inclusive de outras instituições.
Realizando uma avaliação das edições anteriores e, dada a amplitude das discussões no campo da Educação, não se restringindo mais ao curso de Pedagogia, o corpo docente do curso de Pedagogia, bem como dos demais cursos resolveu alterar o nome do evento para Jornada da Educação.
A I Jornada de Educação – edição 2017, discutiu a temática ” Formação de Professores no Cenário Atual” no período de 19 a 25 de outubro do corrente ano. Tem por objetivo promover reflexões e debates em torno dos desafios contemporâneos da formação do professor e das Práticas pedagógicas, visando promover a interlocução entre a Academia e a Educação Básica, bem como socializar conhecimentos produzidos no âmbito dos diversos espaços educacionais, tais como: academia, escolas, centros de formação profissional, espaços não escolares e outros. Este evento reuniu trabalhos em nas seguintes categorias: Comunicações orais; Relatos de Experiência; Oficinas; Mesas e Conferências.
PROGRAMAÇÃO:
19/10 – Cortejo Poético e Sarau das Letras – Realizado pelo Centro Cultural Araçá nas ruas do centro da cidade. História com recitais, declamações e cantorias. Apresentações de danças, cantorias, brincadeiras e encenação da palavra explorando a sonoridade e rima com performances, récitas e músicas de autoria de poetas e músicos mateenses. Participação de alunos e professores dos cursos de Pedagogia e História.
20/10 – XVII edição do “A noite é uma criança” organizado pela professora Ma. Andrea Blunck Salazar e acadêmicos do 3º e 4º período do curso de Pedagogia para filhos de estudantes dos diversos cursos da FVC. Minicurso de Primeiros Socorros para educadores ministrado por acadêmicos e professores do curso de Enfermagem da FVC.
23/10 – Palestra: História, Ensino e Pesquisa no norte do Espírito Santo ministrada pela professora do Ceunes/UFES Dra. Maria Alayde Alcântara Salim e mediada pelo professor da FVC Me. Diego Romerito.
Lançamento do Livro: Recursos Didáticos em História. Bons motivos para inovar, contextualizar e aplicar por uma das autoras: professora dos cursos de Mestrado da FVC Dra. Sonia Maria da Costa Barreto com mediação da professora da FVC Me. Marília Alves Chaves Silveira.
24/10 – Palestra: Desafios e perspectivas sobre a prática docente ministrada pela professora da UFES e dos cursos de mestrado da FVC Dra. Patrícia Maria Silva Merlo com mediação da professora da FVC doutoranda Luana Frigulha Guisso.
Apresentação de trabalhos de final de curso por alunos do curso de pós graduação latu sensu da FVC em Atendimento Educacional Especializado sob a coordenação da professora da FVC Dra. Isabel Matos Nunes.

25/10 – Apresentação cultural pelo Centro Cultural Araçá e IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL com o tema: Inclusão de crianças público alvo da Educação Especial na Educação Infantil sob a coordenação da professora Ma Lucivânia Alves Rodrigues. Palestrantes: Maria Pedagoga Rozane Cabral da Rocha, Professora Renata Cristina Araújo Gomes e Pedagoga/Screener Soni Viana Nery.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *