II CONGRESSO ESCOLA EM FOCO: “O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E NA EJA”.

II CONGRESSO ESCOLA EM FOCO: “O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E NA EJA”

Com o objetivo de contribuir na formação inicial e continuada dos acadêmicos e profissionais das áreas de Educação Física, História e Pedagogia do Norte do Espírito Santo e do Sul da Bahia, foi proposto o II Congresso Escola em Foco: “O Ensino da Educação Física no Ensino Médio” para os dias 13, 14, 15, 16 e 17/06/2018. Com o evento almeja-se possibilitar um espaço de diálogo sobre a temática em questão, entre os cursos de licenciatura da Faculdade Vale do Cricaré e da Universidade Estadual da Bahia e da região. Teremos palestras, apresentações de pôsteres e oficinas.

PÚBLICO ALVO
Alunos, ex-alunos dos cursos de Educação Física, Pedagogia e História da FVC e UNEB e professores de Educação Física.

INSCRIÇÕES:
As inscrições serão realizadas na FVC com o representante da turma do 5º período de Educação Física, Edson, e na UNEB com a representante Rizia.

1º lote (até dia 31/05/18)
40,00 – FVC + UNEB
60,00 – ex-alunos e professores

2º lote (após dia 31/05/18)
60,00 – FVC + UNEB
80,00 – ex-alunos e professores

O depósito deverá ser efetuado na seguinte conta:
Banco: Banestes
Agência: 0135
Conta Corrente: 7290182
Instituto Vale do Cricaré LTDA
CNPJ: 01997757000164

Enviar, em formato PDF ou JPG, o comprovante de depósito para o seguinte e-mail: congressoescolaemfoco@gmail.com. Confirmaremos sua inscrição após conferência do valor depositado.

PROGRAMAÇÃO

13/06 (quarta-feira)
Local: Universidade Federal do Espirito Santo – Ufes
08:00 as 18:00: Oficinas

14/06 (quinta-feira)
Local: Auditório Central da FVC
18:30 – Credenciamento
19:00 – Defesa de Dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação da Faculdade Vale do Cricaré
Nilzete Rodrigues Pinheiro
Título: “As Relações Étnico-Raciais e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil”
Banca Examinadora:
Profº Ddo. José Roberto Gonçalves de Abreu (Presidente)
Profº. Dr. Wellingtom Gonçalves (Examinador Externo) – Ufes
Profº. Dr. Marcus Antonius da Costa Nunes (Examinador Interno)
Profª.Dra. Luciana Firmes (Examinador Interno)

Local: Laboratório de Práticas Esportivas
19:00 as 22:00 – Jogos da Saudade

Local: Dependências da FVC
19:00 as 21:00 – Atividades com os alunos da EJA
• Atividades no Laboratório Anatomia
• Capoeira (Laboratório Práticas Corporais)
• Dança
• Primeiros Socorros
• Beleza e Saúde (Mini auditório)

15/06 (sexta-feira)
13:00 as 16:30- Tour Cultural- Educação para o Turismo (Colegiados dos Cursos de História e Pedagogia)
Local: Auditório central da FVC
19:00 – Apresentação Cultural
19:30 – Mesa Redonda: “Pacto Nacional do Ensino Médio”
• Profº Dr. Wagner dos Santos  (UFES)
• Profª Drª Silvana Ventorim  (UFES)
• Mediador: Profº Me.José Roberto Gonçalves de Abreu

22:00 as 00:00h – Evento Cultural – Festa Junina com comidas típicas  

16/06 (sábado)
Local: dependências da FVC e do CEPE

08:00 as 10:30 – Bloco de Oficinas 1
10:30 as 12:00 - Apresentação de Pôsteres
12:00 as 14:00 – Almoço
14:00 as 16:30 –  Bloco de Oficinas 2
19:00 as 22:00 – Festival de Dança
* Cada oficina terá um número limitado de vagas, podendo cada inscrito optar por duas (em blocos diferentes). As vagas serão preenchidas conforme ordem de inscrição.

• EMENTAS, VAGAS PARA AS OFICINAS E MINISTRANTES

• Oficina 1: Criação de jogos em espaços específicos e não-específicos.
Ministrantes: Prof. Me. Frank Cardoso e Prof. Me. Jose Roberto Gonçalves de Abreu
Ementa: Estimular o desenvolvimento da criatividade, da técnica e o significado da recreação e do lazer, como destaque na abordagem dos ambientes específicos e não-específicos já existentes.
Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras como elementos constitutivos da aquisição de conhecimentos nos vários contextos de atuação do profissional de Educação Física.
Vagas: 30 vagas

• Oficina 2: Forró
Ministrante: Rodrigo Rocha -Studio de Dança Monique Cruz
Ementa: Base do forró pé de serra, deslocamentos do casal, condução da dama, tempo musical, giros e passos básicos.
Vagas: 2 turmas com 30 participantes cada, sendo duplas ou casais.

• Oficina: Metodologia do Ensino das Lutas na Educação Física Escolar
Ministrante: Prof. Esp. Dionny Felipe
Ementa: As lutas em seu contexto histórico-sócio-cultural. Problematização da Cultura Corporal de movimento na temática Lutas, submetida aos processos de escolarização. Reflexão sobre as possibilidades da transformação didático-pedagógica do conteúdo Lutas.
Vagas: 30

• Oficina 4: jazz e sttileto
Jazz Dance
Ministrante: Monique Cruz -Studio de Dança Monique Cruz
Ementa: Aquecimento com exercícios de força, equilíbrio e flexibilidade, sequencias de centro e diagonais agregando formas coreográficas para o gênero proposto.
Stiletto Dance
Ministrante: Júlio Costa -Studio de Dança Monique Cruz
Ementa: Técnica básica de caminhada e elegância sobre o salto, apoios e deslocamentos, expressão corporal característica da modalidade, sequência coreográfica.
Vagas: 20

• Oficina 5: Esportes Coletivos: Rugby e Frisbee como novas possibilidades de prática de esportes no cotidiano escolar
Ministrante: Prof. Me Flávio Pereira Pires
Ementa: O jogo como meio para o ensino do esporte nas aulas de Educação Física. Transformação Didático Pedagógica do Esporte no contexto das práticas pedagógicas do professor. As Práticas esportivas do Frisbee e do Rugby nas aulas de Educação Física.
Vagas: 30 vagas

• Oficina 6: Recreação Aquática
Ministrante: Romário Guimarães Franca
Vagas:

• Oficina 7: Instrumentos Musicais com Materiais Reaproveitáveis
Ministrantes: Profª. Me.Andrea Blunck Salazar e Profª Me. Marilena Cordeiro de Jesus e Profº. Rogério Caetano Leonardo
Ementa: É possível construir uma variedade de instrumentos musicais muito grande a partir de materiais simples que sempre não reciclamos.
Trata-se de uma forma de aproveitar e reutilizar materiais do nosso dia a dia, mas, essencialmente de dar asas à nossa imaginação, no sentido de conseguir produzir verdadeiras obras de arte que, entre muitas outras vantagens são peças únicas.
Vagas: 20 vagas

• Oficina 8: Corpo, Voz e História; experiências no ensino de História Geral
Ministrante: Prof Me Marilia Alves Chaves Silveira
Ementa: A oficina, Corpo, voz e História; Experiência no ensino de História local, objetiva abordar transdisciplinares em direção à um processo ensino-aprendizagem dialógico e significativo, relacionando saberes das variadas áreas do conhecimento ao ensino de, a história local a partir de experiências com a História de São Mateus – ES. Para tanto esta oficina se estrutura por meio de práticas pedagógicas possíveis de serem realizadas no cotidiano escolar e quem, de forma dinâmica, aproximar o discente da acepção de que o mesmo é sujeito da história, capaz de reflexões críticas e intervenções positivas em seu espaço de vivência.
OBS: Sugerimos que os participantes da os participantes da oficina estejam com uma vestimenta que propície o movimento confortável do corpo.
Vagas: 20 vagas

• Oficina 9: Planejamento e Vivências para a Educação Física Inclusiva
Ministrantes: Prof Me Tatiana Ferreira Lima- UNEB
Ementa: Conceituação, causas e terminologias das deficiências e necessidades especiais. Objetivos da Atividade Física Adaptada e abordagem da temática “Educação Especial”. Acessibilidade. Recursos materiais e humanos para práxis pedagógica. Planejamento de aulas para Educação Física inclusiva. Recursos educacionais e processos inclusivos no contexto da Educação Fisica escolar.
Vagas: 30 vagas

• Oficina 10 : Atividade Física e Saúde no Contexto da Educação Básica
Ministrantes: Profº. Me. Bruno de Freitas Camilo e Profª. Me. Rafaela Gomes dos Santos- – UNEB
Ementa: Discutir sobre as diversas concepções de saúde e atividade física ao longo do tempo na área de Educação Física no âmbito da educação básica. Estimular a reflexão acerca da possibilidade de complementaridade entre os diversos currículos da área, tratando a temática da saúde de forma holística.
Vagas: 30 vagas

• Oficina 11:Capoeira na Escola
Ministrantes: Prof Me Daniel Jr. da Silva (Mestrando Museu) – FVC e Profª. Me. Graziela C. Araújo – UNEB
Ementa: Os saberes e as práticas da Capoeira com suas possibilidades potencializadoras para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo dos alunos no Ensino Fundamental e Médio.
Vagas: 30 vagas

• Oficina 12: Bases do alongamento e flexibilidade para os esportes
Ministrante: Prof Me Ozi Silva
Ementa: Tipos de alongamentos (ESTÁTICO; BALÍSTICO OU DINÂMICO; PASSIVO e FNP). Bases neurofisiológicas da FNP. Reflexos de alongamento (Reflexo de alongamento miotático e Reflexo de alongamento inverso – inibição autogênica). Técnicas: Contenção-relaxamento e Contração-relaxamento. Alongamentos para os esportes. Práticas de alongamentos (MMSS, MMII e parte central) – +/- 70% do tempo do curso
Vagas: 30 vagas

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Clique aqui para baixar o template do Formato pôster.

Clique aqui para baixar o arquivo com orientações para elaboração de pôster.

Data limite para submissão: 31/05/18

* Orientações aos que desejam fazer e apresentar pôster no evento:

– O congresso terá apresentação de pôster. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão composta por professores da Faculdade Vale do Cricaré e da Universidade Estadual da Bahia. – A reposta de aprovação do trabalho será encaminhada ao e-mail que o trabalho for submetido.
– A submissão é aberta a profissionais da área de educação e a pesquisadores de instituições de ensino em geral.
– O trabalho deverá ser submetido no formato de pôster (conforme modelo solicitado). Só serão avaliados os trabalhos que estiverem no formato informado. Os que forem selecionados para publicação na edição especial da revista da Instituição, os seus autores, deverão enviar o resumo estendido, posteriormente.
– Os trabalhos poderão ter até 06 componentes, sendo um Autor e os demais Coautores.
– Os trabalhos deverão ser enviado em documento power-point até as 23:59 do dia 31/05/18 para o e-mail: congressoescolaemfoco@gmail.com, identificando-se no assunto PÔSTER – II ESCOLA EM FOCO.
– Não serão aceitos trabalhos fora do prazo pré-estabelecido.
– Serão aceitos trabalhos nas seguintes modalidades:
• Pesquisas concluídas ou em andamento
Deriva de estudos e resultados de pesquisa, concluídas ou em andamento, que aborda temáticas inéditas ou já estabelecidas na área da Educação Física Escolar, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual de modo a evidenciar o objeto de estudo, objetivos, metodologia, referencial teórico, conclusões e bibliografia.
• Relatos de experiências
É resultado de estágio supervisionado ou experiências de práticas pedagógicas da Educação Física Escolar, concluídas ou em andamento, seja no âmbito de unidades de ensino, escolas, de modo a situar o contexto, objetivos, metodologia e resultados alcançados.
– Os trabalhos deverão se enquadrar em algum dos eixos temáticos, seguem:
• EIXO 1: Educação Física, Currículo, Cotidiano Escolar e Avaliação em Educação Física
Envolve estudos do Currículo e da Avaliação em Educação Física, bem como da teorização e construção dos conteúdos que compõem o planejamento das aulas. Compreensão da profissão de professor, da instituição escola, do processo de ensino aprendizagem, da avaliação e a intervenção docente.
Pesquisas que abordem a inserção da educação física no currículo escolar, enfocando a prática cotidiana dos professores, os problemas de aprendizagem, o imaginário e as concepções dos alunos, dos professores, das direções das escolas e coordenações pedagógicas.

• EIXO 2: Estudos Socioculturais da Educação Física, Esporte, Recreação e Lazer – Estudos olímpicos, Jogos Escolares internos e externos.
Contempla o estudo e a investigação de caráter sociocultural das manifestações da Educação Física, do esporte, da recreação, do lazer e das práticas corporais, voltadas a diferentes públicos e contextos.
Estudos dos fenômenos esportivos, Jogos Olímpicos e/ou o Movimento Olímpico, em suas diversas manifestações, jogos escolares, historicamente e na contemporaneidade. Investiga os seus impactos no campo da Educação Física e da competição esportiva no contexto escolar e não escolar, assumindo como referencial as ciências sociais e a educação.

• EIXO 3: Educação Física, Aprendizagem, Desenvolvimento e Comportamento Motor
Fatores que influenciam a aquisição de habilidades motoras: investiga como a manipulação de diferentes parâmetros de controle pode afetar a aquisição e refinamento de habilidades motoras;

• EIXO 4: Educação Física, sociedade e educação em saúde, Responsabilidade Social e Ambiental
Educação Física e movimento corporal humano no contexto sociocultural da saúde e de políticas públicas. Educação em Saúde, SPE – Saúde e Prevenção na Escola, PSE – Programa de Saúde na Escola.
Fundamentos sócio-filosóficos para a análise dos processos sociais contemporâneos relacionados com a cultura corporal de movimento, bem como, para formulações teórico- conceituais relativas à Educação Física, ao corpo e ao movimento humano. Os movimentos socais, responsabilidade social e ambiental e suas interfaces com a Educação Física.

• EIXO 5: Educação Física, Cultura Corporal, Etnias, Manifestações do Folclore e da Cultura Imaterial.
Considerações da Lei 10.639/2003 e 11.645/2008, seus desafios e possibilidades no processo de abordagem curricular nas diferentes etapas do ensino. História e a cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
Estudo das Manifestações Folclóricas e da Cultura Imaterial no ambiente escolar e fora dele, bem como possíveis diálogos que permitam a escolarização desses saberes.

• EIXO 6: Educação Especial, Diversidade e práticas educacionais inclusivas.
Estudo dos diferentes sujeitos em processos de escolarização, inseridos em práticas educativas escolares inclusivas, suas vivências e desafios na Educação Física Escolar, considerando diferentes concepções de aprendizado e desenvolvimento. Estudos que enfoquem a questão da inclusão escolar em Educação Física

CARGA HORÁRIA DA CERTIFICAÇÃO
O aluno que fizer sua inscrição e efetuar o pagamento terá a possibilidade de receber o certificado com uma das seguintes cargas horária (desde que cumpra com as especificações):
• Se participar de todas as atividades proporcionadas: 60h
• Se participar de todas as atividades proporcionadas e apresentar relatórios de todos os dias participados até dia 22/06/18 na Coordenação de Curso de Educação Física da FVC e UNEB: 80h


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