PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.

PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Eventos

Os diversos profissionais que atuam na área da educação deparam-se em seu cotidiano com situações emergenciais, nas quais devem agir com precisão para reverter o quadro acidental. A prática dos primeiros socorros é fundamental para prevenir, controlar e impedir que alunos, bem como as demais pessoas que estão na escola, sofram acidentes, e se sofrerem, que o mal acarretado seja o menor possível.
Os profissionais que atuam em todo o centro de ensino, possuem papel importante no desenvolvimento da saúde e na prevenção de acidentes entre crianças e adolescentes no âmbito escolar. A falta de conhecimento por parte desses profissionais pode trazer inúmeros problemas, como manipulação incorreta da vítima ou falta de preparo psicológico para atender com eficiência o acidentado.
O conhecimento sobre primeiros socorros para acadêmicos do curso de pedagogia é imprescindível, podendo evitar desde o chamamento desnecessário de socorro especializado até manter uma vida.
Com base neste entendimento, os acadêmicos do curso de Pedagogia participaram do Minicurso de Primeiros Socorros ministrado pelo Curso de Enfermagem como parte da programação da I Jornada da Educação, tendo como objetivos:
Promover ações educativas de prevenção de acidentes e primeiros socorros na comunidade escolar com o intuito de discutir os potenciais de riscos mais frequentes no cotidiano escolar e estimular a autonomia precoce dos acadêmicos acerca dos primeiros cuidados em situações de urgência/emergência.
Intervir, ainda na formação do profissional educador, no conhecimento sobre os acidentes mais comuns na infância e adolescência e as medidas preventivas.
Qualificar os acadêmicos dos cursos de pedagogia, através de capacitação teórico/prática para agir nos primeiros socorros às vítimas que necessitam de cuidados imediatos, seja prevenindo complicações, seja prestando cuidado imediato.
Despertar a necessidade para que todos se tornem agentes multiplicadores dos conhecimentos e ações que salvam vidas, ampliando dessa forma a cidadania, dentro e fora da escola.
Em função da relevância do tema para o profissional da educação, o Coordenador do Curso de Pedagogia, professor José Luiz Nery, estuda possibilidade de este minicurso ser inserido em todas edições da Jornada de Educação.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *