INFORMAÇÕES DO CURSO
OBJETIVOS DO CURSO
MERCADO DE TRABALHO
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Atualmente vivemos em um mundo extremamente conectado, onde as informações estão disponíveis para todos a qualquer momento através de um simples toque na tela de um smartphone. Nesse cenário, saber comunicar-se passou a ser algo fundamental para que empresas e profissionais consigam se destacar no mercado e alcançar o sucesso. O curso de publicidade tem como objetivo formar profissionais pró-ativos, com capacidade de analisar os fatos além do óbvio e buscar soluções criativas para problemas de comunicação e marketing.
Ao longo dos 4 anos de curso, o estudante de publicidade terá contato com diversas disciplinas que irão desenvolver suas habilidades para: compreender o comportamento do consumidor e os melhores métodos para persuadi-los; entender como diferenciar e construir uma marca forte por meio da comunicação; desenvolver campanhas publicitárias; produzir filmes publicitários e spots de rádio; criar, estruturar e promover eventos; assessorar órgão públicos e empresas para que as pessoas conheçam seu trabalho; desenvolver ações de comunicação no meio digital; gerir departamentos de marketing e vendas; conhecer sobre as possibilidades de empreender; desenvolver peças gráficas; entre outras possibilidades.
Portanto, as possibilidades de atuação de um profissional de comunicação, mais especificamente o publicitário, é bem variada podendo atuar em diversas áreas graça a formação multidisciplinar e abrangente que é proporcionada pelo curso.
Atualmente existe uma tendência à extensão das profissões ligadas a prestação de serviços, o curso de publicidade esteve entre as cinco carreiras de nível superior com maior expansão de vagas no Brasil*.
O publicitário se forma como um profissional de comunicação, para ele abrem-se diversas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, tais como:
-
Agências de publicidade (podendo trabalhar como um profissional de criação, de atendimento ou de mídia)
-
Departamentos de comunicação
-
Meios de comunicação – Jornal, revistas, televisão e rádio
-
Departamentos de marketing
-
Fotografia
-
Promotor de eventos
-
Departamentos de vendas
-
Editoras e fornecedores de serviços gráficos
-
Produtoras de filmes e vídeos
-
Agências de modelos e atores
-
Assessoria de comunicação – pública e privada
-
Produção de áudio
-
Consultoria em comunicação e marketing
-
Instituto de pesquisa
-
Fabricantes de embalagens, malhas, tecidos, brindes
-
Cabe destacar ainda a possibilidade de trabalho autônomo atuando como consultor, freelancer ou empreendedor do seu próprio negócio.
PERFIL DE EGRESSO
Autorização e Reconhecimento do Curso
RECONHECIDO:
RECONHECIDO pela Portaria do MEC Nº 188 de 01/10/2012, PUBLICADA no DOU de 03/10/2012.
RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO: Portaria Nº 705 de 18/12/2013, PUBLICADA no DOU de 19/12/2013.
Título: Bacharelado
Área de conhecimento: Ciências Sociais
Duração: 4 anos
Vagas: 100
Carga horária: 2.660 horas
Período: Noturno
Estrutura Curricular
LAYOUT PADRÃO CD/DVD
CAPA PADRÃO PARA TRABALHOS
REGULAMENTO TCC
Dados do Coordenador
Patrícia dos Santos Madeira
No contexto sócio-político nacional e mundial o profissional deverá ter uma visão global e pluralista, advinda de uma formação multidisciplinar das competências: Técnica, Humana e Política em torno das funções da profissão de comunicador social especializado na comunicação de caráter publicitário.
O egresso do curso de Comunicação Social com habilitação em publicidade e propaganda deve caracterizar-se pela aceitação de novos paradigmas que contemplem outras dimensões do processo de inserção na realidade social, procurando valorizar a formação de um profissional generalista e polivalente.
Exige-se desse novo profissional capacidade de diagnóstico, solução de problemas, intervenção no processo de trabalho, atuação em equipe, auto-organização e enfrentamento das situações que implicam em constantes mudanças, mantendo o compromisso fundamental com a ética profissional e com a função social da Comunicação.
VIDEO DIVULGAÇÃO
