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DOCUMENTAÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO

ÍNDICE GERAL

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Apresentação

Localizado no Norte do Estado do Espírito Santo, a 219 Km de Vitória, São Mateus é uma das mais prósperas cidades do interior do Espírito Santo. Em 2010, possuía uma população de aproximadamente 109.067 pessoas e hoje, com 128.449 (2017), tornou-se a 7ª maior em população no Espírito Santo.

Economicamente, a cidade tem um amplo comércio e a tradição do petróleo, pois na cidade fica uma das principais bases da Petrobrás, além da produção de artes. São diversas indústrias de extração e petróleo e empresas que terceirizam serviços as grandes indústrias, tanto no Espírito Santo, caso da Petrobrás, como na Bahia, caso da Suzano Celulose e Bahia Sul, que distribuem sua produção no Brasil e no Exterior com forte peso na balança de exportações do Estado do Espírito Santo. A indústria automobilística também está instalada em São Mateus, através da Volare, fabricante de micro-ônibus, além de indústrias do ramo de louças em que a Oxford se destaca. Também é considerada a maior produtora de mais coco em todo território nacional.

A região onde São Mateus está inserida compreende diretamente os municípios do Norte do Espírito Santo e Sul da Bahia, somando o total de 20 municípios com um total de cerca de 600 mil habitantes, segundo o censo IBGE/2010, sendo que na região, a indústria da celulose também é muito forte. As cidades próximas situam-se entre 30 a 60 km de distância.

A característica principal da economia de São Mateus é a diversificação das atividades aqui praticadas. A agricultura é forte, com destaque para a produção de café, coco, mamão, pimenta do reino e outras culturas que juntas, ocupam cerca de 7% da área total do município e também a uma boa pecuária, já que possui cerca de 34% de sua área de pastagens.

A Faculdade Vale do Cricaré, mantida pelo Instituto Vale do Cricaré, foi criada em março de 1997, atendendo as necessidades reais da comunidade regional e ao progresso cultural do Estado e do País, e disponibiliza à população do norte do Espírito Santo e sul da Bahia os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia, Educação Física, Engenharia de Produção Engenharia Ambiental e Sanitária, engenharia Mecânica, Enfermagem, Fisioterapia, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social e Análise de Sistemas, além de cursos de especialização nas áreas de Educação, Gestão, Negócios, Saúde e Direito.

A Faculdade Vale do Cricaré objetiva a formação de uma comunidade acadêmica capaz de gerar conhecimentos científicos e tecnológicos que permitam à sociedade como um todo, participar de forma eficiente dos recursos disponíveis. Tem também como compromisso, buscar em novo paradigma de ensino, pesquisa e extensão que exige cidadania responsável no enfrentamento dos desafios da nova sociedade global e pluralizada.

 
 

Histórico

A aprovação do curso se deu na 161ª reunião do Conselho Técnico – Científico (CTC), nos dias 07 a 11 de dezembro de 2015, quando recebeu Conceito 3. O Reconhecimento do curso se deu através da Portaria MEC nº 256 de 15/02/2017, publicada no D.O.U. em 16/02/2017.

O código do Programa na CAPES é o 30015014002P5, estando lotado na área de avaliação INTERDISCIPLINAR, e na Área Básica SOCIAIS E HUMANIDADES, código 90192000.

Missão

O Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação utiliza a tecnologia hoje acumulada das ciências na área de tecnologia e na área da educação sob o mesmo signo da inovação, da mudança, tanto no comportamental (plano humano) como inter-relacional (plano tecnológico). Os egressos sairão com competências e habilidades para introduzir e gerir, tanto no enfoque técnico, humanístico e ético, mudanças científicas e tecnológicas e também ambientais no meio produtivo em que trabalham.

 

Relevância e Impacto Regional

Uma das perspectivas sobre a importância de profissionais qualificados nas áreas do curso (Ciência, Tecnologia e Educação) é que a implantação de estudos tanto na área educacional, de ciência ou de tecnologia, em projetos de interesse social, mesmo aqueles na área ambiental, por exemplo, e os contatos diretos com entidades comunitárias e governamentais serão não só mais constantes como também de melhor qualidade e eficiência.

O planejamento sustentável de toda a região acarretará mais pesquisas e ações comunitárias, visando estabelecer as condições de base para viabilizar, longo prazo, um processo endógeno de desenvolvimento econômico, tecnológico, educacional e social no litoral norte do Estado do Espírito Santo, nordeste de Minas Gerais e sul da Bahia, orientado para a sustentabilidade social, econômica, ecológica e cultural, dentro de uma perspectiva de educação e tecnologia participativa das populações envolvidas.

É necessária também, a orientação de políticas públicas que visam o manejo integrado para utilização do ecossistema de forma sustentável, que envolvem e promovem a educação participativa das populações.

Com isso, os profissionais formados pelo curso serão acolhidos pela sociedade participativa, pelo poder público e pela comunidade empresarial da região no sentido de nortear caminhos para uma melhor qualidade de vida para a população.

 
 

Público Alvo

O público alvo é o profissional diplomado em cursos de graduação plena nas áreas de Engenharia, Saúde, Administração, Ciências Contáveis, Direito, Educação, Ciência da Computação, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Matemática, Física, Química, Farmácia, Recursos Florestais, além de Tecnólogos em Mecânica, Civil, Elétrica, Saneamento, Química, Saúde Coletiva, Planejamento Urbano, entre outros.

 

O Caráter Interdisciplinar do Curso

O caráter interdisciplinar da presente proposta é aqui entendido como uma tarefa de aproximação, de construção e de crescimento contínuo através da integração das três principais linhas de pesquisa do Programa, nos temas das pesquisas e na elaboração das dissertações pelos pós-graduandos.

Essa postura está em total conformidade com os preceitos mais atuais que definem a ciência e a tecnologia, a educação e o meio ambiente como um processo coletivo resultante da interação entre o homem e sua busca constante pelo desenvolvimento e o ambiente no qual vive e depende. Com isso, a necessidade de conhecimentos teórico-metodológicos diversos é de vital importância, no sentido de não somente equacionar este campo, mas também enriquecer sua compreensão.

Para cumprir esse grande desafio, o envolvimento do conjunto dos docentes, das mais variadas áreas, juntamente com o Colegiado do programa torna-se fundamental no enfrentamento crítico e na busca de soluções pragmáticas para os conflitos que surgem em propostas dessa natureza.

Dessa forma, a promoção de discussões entre colegiado, docentes, alunos e, sempre que necessário, especialistas é uma prática já adotada que busca saídas para os impasses conceituais e práticos da interdisciplinaridade pretendida. Por isso, uma autoavaliação (docentes e discentes) semestral do Curso torna-se não só necessária, mas imprescindível, para o êxito final do programa.

Ao final, espera-se que o curso contribua, de forma significativa, para o surgimento de uma nova visão no exercício profissional dos especialistas das respectivas áreas que participarão do processo, o que estará em consonância com os esforços originários em várias regiões de todo o país, ao se prepararem para enfrentar o desafio de emergir como nação desenvolvida no atual milênio

 

Objetivos Gerais e Específicos

  • Contribuir com o desenvolvimento sustentável da região a partir da expansão da base de conhecimentos científicos e tecnológicos relativos a área de ciência, tecnologia e educação;

  • Ampliar a capacidade inovadora frente aos problemas dos profissionais que atuam na região para aumentar a competitividade bem como a qualidade das empresas do Estado e a sua inserção no mercado nacional;

  • Qualificar profissionais na área educacional e outras áreas, para atuarem nas diversas áreas sociais e econômicas, principalmente na implementação de políticas públicas;

  • Apoiar ativamente o desenvolvimento sustentável regional através de linhas de pesquisa e projetos, juntamente com órgãos e empresas públicas ou privadas, gerando soluções a problemas socioambientais concernentes à região e seu desenvolvimento;

  • Promover o desenvolvimento cultural e tecnológico da região Norte do Espírito Santo.

  • Conferir ao profissional aperfeiçoamento qualificado no campo interdisciplinar da ciência, tecnologia e educação;

  • Desenvolver técnicas e estratégias que levem os alunos a se apropriarem dos instrumentos de construção do conhecimento e apliquem estes conhecimentos no cotidiano da realidade regional e nacional;

  • Consolidar a interação entre a graduação e a pós-graduação mediante a participação dos estudantes (iniciação científica) nos projetos desenvolvidos no Programa de Mestrado.

 

Perfil de Egresso

A partir dos objetivos gerais e específicos, espera-se que o profissional egresso seja capaz de:

  • Atuar como agente de mudança e gestor da modernização e de inovação tecnológica nas comunidades;

  • Compreender e analisar de forma crítica a atual crise sócio-educacional-ambiental no Brasil e no mundo;

  • Identificar área do setor produtivo, onde o desemprego estrutural ocorre, no sentido de transformar o conhecimento científico em atuações profissionais significativas para a sociedade;

  • Resolver problemas na área de Ciência, Tecnologia e Educação de maneira sistemática;

  • Fundamentar solidamente a elaboração de propostas pedagógicas e de pesquisa, capazes de contribuir para a formação de cidadãos crítico transformadores da crise sócio-educacional-ecológica vigente;

  • Analisar, a partir dos fundamentos adquiridos, a situação socioeducacional regional e reforçar o papel que cabe à Educação face a ela;

  • Ter sólida base científica e cultural na área de gestão de políticas públicas;

  • Demonstrar comportamento ético e respeito ao meio ambiente;

  • Aproveitar novas oportunidades propiciadas pela sociedade de serviços, bem como ampliar sua visão de mercado;

  • Liderar equipes, caracterizando a importância do trabalho individual e em equipe para resolver os problemas nas mais diversas áreas;

  • Identificar, dentro de sua área de conhecimento e atuação, os problemas relacionados ao tema Inovação, mapeando suas interdisciplinaridades, o seu papel e o impacto no desenvolvimento regional e propor soluções;

  • Manter uma visão empreendedora, buscando a qualidade de vida das pessoas sem comprometer a dinâmica desenvolvimentista do setor industrial.

 

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

A área de concentração do Programa é focada nas relações e implicações existentes entre a ciência, a tecnologia e a educação, através do conhecimento científico para os processos de inovação, modernização e desenvolvimento, valorizando técnicas e processos na esfera produtiva/construtiva sustentável, como também na esfera tecnológica/educacional.

L1 – A Educação e a Inovação – Esta linha de pesquisa é voltada para profissionais que vislumbram a área educacional como motivadora do desenvolvimento humano, tanto na área humana como na área tecnológica, com a utilização de elementos inovadores, com o objetivo de aperfeiçoar a área educacional em todas as suas nuances.

L2 – Ciência e Tecnologia – Esta linha de pesquisa é voltada para profissionais que vêem a área da Ciência e Tecnologia como base do crescimento sustentável e que buscam vantagens estratégicas a partir de sua capacidade de mobilizar conhecimento, experiência e competências tecnológicas para criar novos sistemas, processos, serviços, gerar novos conhecimentos, contribuir com o desenvolvimento sustentável, contribuir no meio educacional, etc.

 

Projeto de Pesquisa

Estrutura Curricular

A graduação de um Mestre Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação com o perfil mencionado norteia o currículo do curso, composto por 04 disciplinas obrigatórias, 18 disciplinas optativas, a Dissertação de Mestrado (disciplina final) e a possibilidade de integralizar um estudo independente.

Para a integralização do Curso o aluno deve cumprir uma carga horária de 135 horas-aula em 04 (quatro) disciplinas obrigatórias e um mínimo de 225 horas-aula referentes a disciplinas optativas (o que equivale a no mínimo 5 disciplinas de 45 horas-aula). Além disso, o aluno deve ainda redigir e defender sua Dissertação de Mestrado, o que equivale a cumprir 450 horas-aula, totalizando, assim, 810 horas-aula na estrutura curricular vigente.

As 04 (quatro) disciplinas obrigatórias do currículo do curso são oferecidas para todas as linhas de pesquisa. As disciplinas optativas, para cada linha de pesquisa, serão alvo de acordo entre o orientador e orientado, dentro das 14 disciplinas elencadas na estrutura curricular e acordadas pelo Colegiado do Curso.

A integralização dos 24 (vinte e quatro) créditos obrigatórios do currículo do curso de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação será feita da seguinte forma:

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS – TOTAL 135 h/a

DISCIPLINAS OPTATIVAS – TOTAL 225 h/a

DISCIPLINA OBRIGATÓRIA FINAL – TOTAL 450 h/a

 

Ementa das Disciplinas

As ementas das disciplinas podem ser visualizadas clicando na plataforma sucupira abaixo.

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1 - Escolha a instituição, o programa e o nível: Mestrado Profissional

2 - Programa: Ciência, Tecnologia e Educação

 

Corpo Docente

O Colegiado do Curso de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação é constituído de doutores que são os responsáveis pelas disciplinas e orientação das dissertações. Esses professores têm atuações nas áreas de: Educação, Administração, Inovação Tecnológica, Mudança Tecnológica Planejamento Estratégico, Direito, Planejamento Ambiental, Gestão Social, Gestão de Empresas, Gestão Pública, Processos Construtivos, Administração de Recursos Renováveis, Poluição Ambiental, Pesquisa em Saneamento Ambiental, Engenharia Ambiental, Avaliação de Riscos Ambientais, Planejamento, Educação Ambiental, Planejamento Educacional, Planejamento Integrado, Ruído Ambiental, Ruído Industrial, Sistemas de Computação, Manutenção Industrial, Sistemas de Controle Industrial, etc. A formação acadêmica dos docentes é bastante diversificada, o que permitirá atuar nas duas linhas de pesquisa do Mestrado. Adicionalmente, o curso envolverá a colaboração eventual de conceituados pesquisadores de outras instituições. A relação dos docentes permanentes ou colaboradores envolvidos nas atividades do curso é apresentada a seguir, em ordem alfabética:

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Adriana Pin

COLABORADOR

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Alice Melo Pessotti Ferrari

PERMANENTE

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André Luis Lima Nogueira

PERMANENTE

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1/1

Angelo Gil Pezzino Rangel

PERMANENTE

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1/1

Anilton Salles Garcia

PERMANENTE

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Celia Jaqueline Sanz Rodriguez

PERMANENTE

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1/1

Daniel Rodrigues Silva

PERMANENTE

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1/1

Desiree Gonçalves Raggi

PERMANENTE

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1/1

Diogo Pinheiro Justino de Souza

PERMANENTE

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1/1

Douglas Cerqueira Gonçalves

PERMANENTE

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1/1

Guilherme Bicalho Nogueira

COLABORADOR

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1/1

Humberto Ribeiro Júnior

COLABORADOR

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José Altino Machado Filho

PERMANENTE

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1/1

José Geraldo Ferreira da Silva

PERMANENTE

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1/1

Kátia Gonçalves Castor

COLABORADOR

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1/1

Lilian Pittol Firme de Oliveira

PERMANENTE

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1/1

Luciana Teles Moura

PERMANENTE

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1/1

Márcia Moreira de Araújo

PERMANENTE

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1/1

Nilda da Silva Pereira

PERMANENTE

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Pablo Ornelas Rosa

COLABORADOR

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1/1

Edmar Reis Thiengo

COLABORADOR

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1/1

Giovanni Guimarães Landa

PERMANENTE

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1/1

Ivana Esteves Passos de Oliveira

PERMANENTE

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1/1

Joccitiel Dias da Silva

PERMANENTE

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1/1

José Roberto Gonçalves de Abreu

PERMANENTE

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1/1

Juliana Martins Cassani

PERMANENTE

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Luana Frigulha Guisso

PERMANENTE

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Luciana Barbosa Firmes Marinato

PERMANENTE

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1/1

Marcus Antonius da Costa Nunes

PERMANENTE

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1/1

Mariluza Sartori Deorce

PERMANENTE

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1/1

Sara Dousseau Arantes

PERMANENTE

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1/1

Sebastião Pimentel Franco

PERMANENTE

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Sônia Maria da Costa Barreto

COLABORADOR

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Vivian Miranda Lago

PERMANENTE

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Yolanda Aparecida de Castro Almeida

PERMANENTE

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Corpo Discente

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Lista dos alunos matriculados – Clique aqui

 

Egressos / As Dissertações Defendidas

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O Calendário

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A Infraestrutura

 

– Salas de aula com boas carteiras almofadadas, sistema multimídia e ar condicionado.

– A Biblioteca possui 2 amplos salões com mesas de estudo coletivo, 05 salas de estudo individual ou em grupo, computadores para pesquisa ligados à internet, sistema integrado de pesquisa de livros e periódicos, videoteca, sala para vídeo, com bibliotecário e atendentes das 8 às 22 hs, todos os dias da semana, inclusive nos sábados de aula.

– Rede internet wifi aberta aos alunos.

– Sistema de xerografia.

– Laboratórios de Informática, com máquinas de última geração.

– Brinquedoteca.

– Laboratório do Centro de Educação Inclusiva.

– Núcleo de Práticas Jurídicas.

– Núcleo de Estágio

– Rádio Escola.

– Laboratório de Turismo

– Agência Experimental do curso de Comunicação Social.

– Laboratório de Anatomia.

– Laboratório de Semiologia.

– Laboratório de Física

– Laboratório de Microbiologia

– Laboratório de Química.

– Laboratório de Bioquímica.

– Laboratório de Dentística.

– Laboratório de Bioquímica.

– Clínica Ambulatorial

– Laboratório de Metalografia.

– Laboratório de Tratamento Térmico.

– Laboratório de Conforto Ambiental

– Laboratório de Práticas Corporais.

– Estúdio de Filmagens e Fotografias.

– Laboratório de Construção Civil.

– Laboratório de Segurança do Trabalho.

– Auditório para cerca de 500 pessoas com ar condicionado, poltronas almofadadas e confortáveis, sistema de som, palco para apresentação de trabalhos e peças teatrais.

– 02 (dois) mini auditórios, destinados a reuniões com cerca de 150 pessoas cada. – Cantina, além de lanches rápidos e café, serve também refeições nos dias de aula do programa, sendo ampla, confortável, limpa e organizada.

– Quadra de esporte.

LINKS INTERESSANTES

 

sucupira.capes.gov.br/sucupira/ (plataforma sucupira)

Bolsa de Estudo

A Faculdade Vale do Cricaré não possui sistema próprio de bolsas de estudo para alunos de seus programas de mestrado. Todavia sempre que alguma entidade de fomento publica edital oferecendo bolsas de mestrado, a IES envia sua documentação solicitando uma cota especifica de bolsas. Neste caso, após a confirmação de contemplação de cota de bolsas para seu programa, a Comissão de Bolsas avalia a concessão para os possíveis candidatos.

 
 

Comissão e Regras para Concessão de Bolsas

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O Manual do Aluno

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Procedimentos e Documentos para Submissão da Dissertação para Defesa

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Anexo 1

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Anexo 2

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Anexo 3

Anexo 4

Anexo 5

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Anexo 6

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Anexo 7

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Anexo 8

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Anexo 9

 

Manual para elaboração de Projeto de Pesquisa e Dissertação

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Aprovado pela CAPES

O Programa de Pós-graduação stricto sensu da Faculdade Vale do Cricaré – Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação foi recomendado pela CAPES/MEC, na 161ª reunião do Conselho Técnico-Científico (CTC) nos dias 07 a 11 de dezembro de 2015 e reconhecido através da Portaria CNE/MEC nº 256 de 15/02/2017, publicada no D.O.U. em 16/02/2017

Aprovação da Capes – acesse aqui

 

Sobre o Mestrado Profissional

A Portaria CAPES n° 080 de 16 de dezembro de 1998 define o Mestrado Profissional “como o curso que tem o objetivo de formar profissionais aptos a elaborar novas técnicas e processos, com desempenho diferenciado dos egressos dos cursos acadêmicos.

Esses cursos devem estar voltados para aplicações, em um campo profissional definido, de conhecimento e métodos científicos atualizados.

Além disso, a Portaria destaca o caráter terminal do curso, para a obtenção da formação pretendida”

 

Diferenças entre Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico

Segundo o Conselho Nacional de Educação (Parecer CNE/CES 0079/2002), “Mestrado Profissional” é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico.

Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.

Este mesmo Parecer informa que “o Mestrado Profissional responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação”.

 

Horário das Aulas

As aulas serão realizadas quinzenalmente, aos sábados, das 08h:00 min às 18h:00 min, com intervalo de uma (01) hora para almoço ao meio dia.

 

Coordernação

Prof. Dr. Marcus Antonius da Costa Nunes – Coordenador
mnunivc@gmail.com


Profa. Me. Luana Frigulha Guisso – Coordenadora Adjunta
munivc@gmail.com

 

Mais Informações

Sra. Luzinete Duarte – Secretária

secretaria.mestrado@ivc.br


Atendimento: Segunda à sexta, das 08h00min às 20h00min
Sábado, das 08h00min às 18h00min

Whatsapp: (27) 9.9861-4856

 
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R. Humberto de Almeida Franklin, 217

Bairro universitário - São Mateus

Espírito Santo - CEP: 29.934-170

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